sábado, 27 de fevereiro de 2010

Avatar



Indicado a nove Oscars, a nova empreitada do diretor James Cameron (Titanic), que demorou 10 anos para ser elaborada e custou mais de 400 milhões de dólares para ser lançado (entre produção, ações publicitárias e marketing) realmente conseguiu atingir seus objetivos. “Avatar” hoje, três meses após seu lançamento, já é dono da maior bilheteria da historia do cinema.

Com particulares e impressionantes desenhos elaborados tridimensionalmente pelo computador, e um roteiro que explora temas que vão da ganância humana, disputa por poder (guerra), até ciência futurista e energia cósmica, "Avatar" destaca-se na capacidade de, ao mesmo tempo, transcender o espectador para dentro da tela, no caso, até “Pandora” (fabuloso planeta fictício onde vivem os “Avatares”), enquanto paralelamente, o faz refletir sobre conflitos sociais e ambientais atuais fora, como a importância da preservação do eco-sistema para a harmonia do planeta.

Criticas a parte - quanto ao longa poder representar mais do que qualquer outro um filme-produto -, nada muda sua capacidade poética em emoionar e deslumbrar quem assiste a produção. Em 3D então... pode ser espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário