
Show da banda Of Montreal no palco principal
Realizado no Playcenter pela segunda vez, inclusive com a maior parte dos brinquedos funcionando durante a tarde e a noite, o festival englobou 15 atrações entre artistas nacionais e internacionais, um publico de cerca de 20 mil pessoas, e deu exemplo de pontualidade no horário das apresentações escaladas.
Contando ainda com uma ajudinha da natureza, que presenteou o publico não só com um evento ao ar livre sem chuva, mas com um lindo pôr do sol e uma lua cheia abençoada, o evento recebeu desde artistas já consagrados como Phoenix, Smashing Pumpkins e Pavement, até emergentes e/ou experimentais como Hot Chip, Yaeser, Mika, Girl Talk, Passion Pit e Empire of the Sun.
Os mais Pops
Mika e Phoenix foram os que mais levantaram platéia. Com playlists já bem conhecidos entre o publico “moderninho” presente, juntos foram responsáveis pela sequencia de apresentações mais vibrante da noite. Mika - com seus “gritinhos dourados” e uma produção de palco original e colorida - foi quem subiu ao palco primeiro. Compartilhando com os fãs a informação de que aquele seria o ultimo show de sua turnê, abriu com o hit “Relax, Take It Easy” por volta das 20 horas do sábado, e realizou a partir dai, um dos shows mais dançantes do festival. E na sequencia, a banda francesa Phoenix, mesmo sem o recalque dos compatriotas do Daft Punk (que estavam previstos para dar as caras durante o show) cumpriu seu papel realizando outro show muito empolgante no Brasil. Com “Liztomania”, hit de “Wolfgang Amadeus Phoenix”, novo álbum da banda, levantou um dos maiores coros do festival. E para completar, no finzinho do show, o vocalista Thomas Mars ainda se atirou na multidão rolando por cima do publico até o meio da pista, cantou um pouco numa estrutura paralela, e voltou do mesmo modo até o palco. Os fãs se deliciaram com a peripécia.
Já as bandas Empire of the Sun e Smashing Pumpkins, atrações muito aguardadas do período noturno do festival, apesar de terem realizado seus shows na integra, não fizeram o barulho esperado. No caso da primeira, parece que nem o elaborado visual e as virtuosas dançarinas foram capazes de salvar a performance musical em si, e muito menos, levantar o publico como esperado. Pra muitos presentes, as musicas da dupla australiana parecem soar muito mais divertidas no álbum, ou mesmo nos clipes, do que no show. Algo que não aconteceu com a similar Of Montreal, que num show contagiante, conseguiu aliar suas excentricidades visuais e performances com a ótima apresentação musical também ao vivo (veja algumas fotos abaixo).
Quanto à nova banda do eterno vocalista Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, apesar de alguns momentos especiais quando tocaram - espaçadamente durante o show - três ou quatro sucessos como “Tonight” e “Ava Dore”, não foi capaz de manter a empolgação da audiência. Headliner escalado para encerrar as atrações do palco principal, o grupo desempenhou show um show denso e cansativo com musicas extensas demais e sem energia. De maneira oposta, também como ultima atração, mas do palco indie, o inusitado Girl Talk realizou um show de um homem só que despertou o publico do possível cansaço após horas e horas de muita musica e piruetas na montanha-russa. Suas extroversões sonoras funcionaram sim na pista, e inclusive, chamando o publico para subir ao palco no final de sua apresentação, transformou o palco indie numa bizarra e divertida festa sob rolos de papel higiênico (veja fotos abaixo).
Com produções que, em vista da escalação dos artistas - sempre se preocupou em apontar novas tendências culturais (no caso, as novidades musicais do cenário indie) -, e da escolha das locações e organização exemplar das quatro edições do festival desde 2006, o festival Planeta Terra não só tem agradado e conquistado o publico que freqüente festivais de musica, como grande parte da critica especializada. Na edição de 2010, especificamente, mesmo com as grandes filas para comprar fichas de bebida e comida, pode-se dizer que o evento foi um sucesso tanto de publico como de organização, transcorrendo sem graves ocorrências. Destaques para as apresentações internacionais dos grupos Passion Pit, Girl Talk, Hot Chip, Of Montreal, e da brazuca Mombojó, que abriu o palco principal em grande estilo, e com pista cheia!
Fotos
Publico indie começa a preencher a pista do palco principal

Novos Paulistas no palco indie

Platéia no show do Mombojó.
Integrante fantasiado do Of Montreal se atira na platéia
Mika e dançarinos dão show também no visual
Thomaz Mars rolando nos braços dos fãs

Michael Angelakos, vocalista do Passion Pit, num dos melhores shows da noite

A curiosa figura do vocalista do Hot Chip
Enquanto no palco... rolava uma chuva de papel higiênico
Billy Corgan, lider do Smashing PumpkinsVista de cima do palco principal










Nenhum comentário:
Postar um comentário