sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Serious Man



“Um homem sério”, 2010, ilustra a historia de um professor judeu de meia idade que, diante de uma fase azarada (sua mulher quer o deixar, está com problemas no trabalho, seus filhos só brigam, e por ai vai), sai em busca de caminhos e respostas para descobrir o que poderia estar fazendo de errado para merecer tais adversidades. Será que ele vai encontrar?

Os diretores do filme, os “Irmãos Cohen”, que já realizaram excelentes produções como “Onde os Fracos não tem vez”, ganhador do Oscar de melhor filme em 2008, e a inteligente comédia “Queime depois de ler”, desta vez possivelmente encarara um publico com opiniões bem divididas.

O longa realmente possui seus diferenciais, como o humor atípico dos personagens em vários diálogos, a sutileza com que os temas e questionamentos são expostos (crise de meia idade, judaísmo, ansiedade), e a originalidade do roteiro. Mas nada disso pode salvar o espectador da lentidão com que o filme é apresentado, e, mesmo podendo ser algo intencional, infelizmente a experiência de assistir o filme torna-se cansativa.

Enfim, mesmo com a excelente trilha sonora e a singular maneira de filmar e narrar historias dos cineastas, algo que é frequentemente reconhecido pela crítica, "A Serious Man" não emplacou. Mas nem por isso também, que os "irmãos" deixam de ser geniais. Afinal de contas, até Almodovar já produziu Kika.

Segue abaixo o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário