sábado, 6 de março de 2010

Oscar 2010


Difícil julgar um único filme a ser escolhido como o melhor ano, até porque, tudo depende do que será analisado para isso. O melhor roteiro? O mais envolvente? O que possui melhores efeitos especiais? Para o Oscar pelo menos, premio que se monopoliza quase que exclusivamente as mega-produções americanas, essas são as algumas das principais características que o filme deve possuir, alem de ser falado na língua inglesa é claro.

Esse ano, dez filmes foram indicados na categoria de melhor filme, ao invés de cinco como de costume, o que, mesmo que por um lado possa soar como uma grande jogada de marketing para atrair mais espectadores, e consequentemente, "torcedores", por por outro lado, o leque de estilos de filmes também aumentou, o que é bom. Pois, se não fosse por isso, ótimos filmes como a animação "UP", e o drama-comédia "Bastardos Inglórios", raramente estariam concorrendo na categoria.
Nessa inusitada edição, dois dos indicados vem sendo apontados como os grandes favoritos. São eles: “Avatar” e “The Hurt Locker” (Guerra ao Terror). Ambos com 9 indicações. Já “Bastardos Inglórios”, de Quentim Tarantino, e “Precious”, de Lee Daniels, com oito e quatro indicações respectivamente, apesar de excelentes produções e talvez até melhores que os favoritos em alguns aspectos, devem apenas figurar em categorias secundarias.

A maior duvida que páira é se a academia vai decidir entre a mega produção ("Avatar"), preferência que persistiu durante anos no prêmio, ou ao mais independente ("Guerra ao Terror"), linha que tem sido seguida nas ultimas edições - como o vencedor do ano passado “Quem quer ser um milionário”.

Segue abaixo os indicados:




Filme Estrangeiro


Para o Oscar de melhor filme estrangeiro, o contexto para a premiação já é diferente. Selecionando os mais bem sucedidos filmes nos festivais internacionais de cinema (como "Cannes" e "Berlim"), as obras, normalmente mais expressivas, poéticas e profundas, podem até perder um pouco para os “blockbusters” no quesito entretenimento (pensando no "publico de massa"), mas por outro lado, seja num grau artístico ou de transmissão de mensagens, são muito mais relevantes.
Esse ano, pra variar, todos os indicados são brilhantes (cada um a sua maneira), mas ao que tudo indica,se não tivermos nenhuma surpresa, o alemão "A Fita Branca" é quem deve levar a estatueta. Segue abaixo os indicados:

A Teta Assustada (Peru)
O Segredo de seus olhos (Argentina)
O Profeta (França)
Ajami (Israel)
A Fita Branca (Alemanha)
Filmado inteiramente em preto e branco, “A Fita branca”, que tem ares de literatura de suspense ("sutilmente inescrupulosa"), possivelmente não agradara a todos como forma de entretenimento tamanho o mal estar que pode causar em parte dos espectadores. Todavia, será inevitável não concordar que a produção é uma das melhores obras cinematográficas dos últimos tempos.


Façam sua apostas... e bom "show" ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário